terça-feira, 3 de março de 2015

CAPÍTULOS XIII- XV

CAPÍTULO XIII

    O irmão da Princesa Yasodhara, o Príncipe Devadatta, era companheiro de infância do Príncipe Siddhattha. Ele foi ordenado monge e achava-se o máximo em pessoa, quase igual ao Buddha... Ele queria que os monges o honrassem como se fosse o próprio Buddha. Ele quis introduzir suas próprias novas regras na Ordem. Queria sobrepujar o Buddha de qualquer maneira. Sua raiva e seu ódio cresciam a cada dia, à medida que os discípulos do Buddha aumentavam. Chegou a fazer um atentado à vida do Buddha, do qual Ele saiu com inúmeras dores. Mas Arahants, como o Buddha, controlam facilmente as dores físicas, e também não experimentam Paixões mentais, porque Suas mentes estão estabelecidas muito além.

  
  
  

 CAPÍTULO XIV

    O irmão mais jovem de Sariputta chamava-se Revatta. Ele vivia só, num lugar isolado, a fim de alcançar o estado de Arahant. Ele regozijava-se na vida em lugares agradáveis e calmos. Uma vez, Visakha, uma devota budista, convidou os monges para uma refeição em sua casa. Lá ela perguntou ao Buddha sobre o isolamento de Revatta. O Buddha explicou que, aonde quer que se esteja, seja na vila ou na floresta, nos vales ou nas montanhas, lá será um ótimo lugar para um Iluminado viver. Similarmente, todas as pessoas do mundo devem aprender a criar um ambiente onde se viva alegremente; que traga a paz e felicidade para todos.

  
  
  

 CAPÍTULO XV

   Visakha se destacava por sua generosidade e devoção. Ela alcançou o primeiro estágio de santidade ainda na idade de sete anos. Ela foi a principal benfeitora do Buddha, e chegou a gastar 27 crores de Kahapanas (18)  para construir um mosteiro perto de Savatthi-Pubharama que foi oferecido à Sangha (Comunidade). Ela era rica e muito bela. Tinha pele dentes, cabelos bonitos e era muito jovial. Teve 10 filhos e 10 filhas. Foi uma Mãe   exemplar nos seus deveres, mesmo com uma família grande, cheia de crianças. Ela ia ao mosteiro toda manhã e toda a tarde, com muita alegria. Oferecia comida diariamente aos monges que se encontravam em Savatthi. Ela morreu com 120 anos. Uma vez o Senhor Buddha declarou que, por seus méritos, ela teve suas aspirações realizadas; e aconselhou a todos a realizarem muitos atos meritórios, como ela.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário